quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Tipos de fotografia

Fotojornalismo

Fotojornalismo é a prática do jornalismo por meio da linguagem visual (fotografia) em substituição da linguagem verbal. O impacto da imagem é um elemento fundamental. A informação é imprescindível, assim como os elementos da actualidade, os interesses sociais, políticos ou culturais.

Existem, basicamente, três gêneros de fotografia jornalistica:
As fotografias sociais (a política, a economia, os negócios, as fotografias de factos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia), as fotografias de desporto e, as fotografias culturais.

Um dos meios que mais tem contribuido para o desenvolvimento e divulgação do fotojornalismo tem sido o World press photo (http://www.worldpressphoto.org/) - Organização independente e não lucrativa com sede em Amesterdão, fundada em 1955. Esta organização promove anualmente um concurso de fotojornalismo e consequente exposição, com cerca de 2 milhões de visitantes por ano em cerca de 45 países. É publicado anualmente um livro com todas as fotografias premiadas.



1955 - Acidente de motociclo num campeonato na Dinamarca



1963 - Vietnam - Protesto religioso



1968 - Execução de um Vietcong



1972 - Vietnam do Sul - Crianças a fugir de uma bomba de Napalm



1985 - Colombia - Omayra Sanchez



1989 - Beijing, China. Demonstração militar



1994 - Massacre no Rwanda



1999 - Albania - Kosovo



Foto de Jean-Marc Bouju. Iraque (31.03.2003)



2001 - New York



2001 - New York



2001 - New York



Fotografia de Retrato

Autor: Man Ray, Americano (1890-1976)
Mestre da fotografia experimental e de moda, foi pintor, realizador de cinema, poeta, filósofo e líder do modernismo americano. Aprendeu os conhecimentos essenciais da fotografia com o fotógrafo Alfred Stieglitz.

Em 1914 Man Ray conheceu o artísta Marcel Duchamp, tornando-se seu amigo e uma das suas maiores influências. Juntos tentaram trazer alguns dos movimentos experimentais que surgiam na Europa e, o mais energético deles seria o Dadaísmo - Escolhiam e retiravam os objectos de uso diário e expunham-nos como obras de arte.



Man Ray - Retrato


Man Ray - Retrato


Man Ray - Retrato



Man Ray - Retrato



Autor: Irving Penn
Irving Penn é um dos mais famosos fotógrafos norte-americanos da actualidade, sendo nomeadamente reconhecido pelas suas fotografias de moda e publicidade realizadas para algumas das mais importantes revistas norte-americanas, tais como a Vogue e a Harper’s Bazaar.


Irving Penn - David Smith, 1964



Irving Penn - Banett Newman, 1966



Irving Penn - Colette, 1951



Irving Penn - Truman Capote, 1965



Irving Penn - Woody Allen, 1972

Richard Avedon (1923-2004)
"Analisando a regra de Richard Avedon, e não a excepção, ou seja, analisando os seus retratos de estúdio, pode-se induzir no erro de pensar à partida que as suas imagens não possuem uma temática. Embora em parte seja verdade, pois esses retratos, por hora, não tratam de nenhum temática específica, existe uma temática geral que os caracteriza e que é comum a todo o seu trabalho retratista.
Assim, pode-se dizer que o trabalho de Avedon, de uma forma geral, reflecte a realidade do ser humano destituída de noções espaço-temporais. As pessoas, são o centro de todo o seu trabalho, e quase sempre, não são só o centro, mas são também o único elemento da imagem. Por isso, Avedon concentra-se nelas e tenta retirar delas aquilo que elas transmitem, na sua forma mais pura."
fonte: wikipedia



Richard Avedon - Retrato



Richard Avedon - Retrato



Richard Avedon - Retrato






Richard Avedon - Retrato



Fotografia Publicitária
Fotografia especialmente produzida para a difusão comercial de um produto, independente do suporte escolhido pelo anunciante, que tanto podem ser suportes impressos - jornais, revistas, cartazes, out-doors, ou folhetos - como audiovisual (anúncios transmitidos pela televisão ou pelo cinema). Na fotografia publicitária, de modo geral, a concepção prévia da imagem é esboçada pelo diretor de arte da agência que detêm a conta do cliente em questão e a tomada da fotografia é esplanada na actuação de um produtor que reúne o material necessário, podendo inclusivé chegar a organizar pessoalmente os elementos constitutivos da composição. Nestes casos, estes profissionais podem ser legitimamente considerados como parceiros do fotógrafo na realização da fotografia final.
Fonte: itaucultural.org














Fotagrafia de Moda
Fotografia especialmente produzida com o objectivo da difusão comercial de peças de vestuário, adereços e acessórios, bem como de produtos de beleza. O maior mercado para a fotografia de moda é aquele fornecido pelas revistas especializadas, pelas secções de moda de revistas femininas e masculinas, assim como pelos cadernos ou secções de moda dos jornais diários, mas existem diversos outros veículos para a fotografia de moda, como os catálogos produzidos pelos próprios fabricantes e, os chamados books empregados pelos manequins, como forma de registro de seus trabalhos e instrumento de obtenção de novos serviços.
Fonte: itaucultural.org

William Klein (1928, Nova York) é um fotógrafo, diretor de cinema e pintor norte-americano de origem húngara, que porém desenvolveu quase toda a sua carreira em Paris, onde vive.
A carreira artística de Klein começou em Paris em 1948 onde recebeu formação em pintura. Descobriu a sua paixão pela fotografia no princípio dos anos 50, tendo inicialmente experimentado a fotografia como meio de expressão abstracta, para logo depois ficar fascinado com as capacidades fotográficas de reproduzir o mundo real. Em 1954 é contratado pela revista Vogue como fotógrafo de moda. A fotografia de moda de Klein caracterizava-se pela abordagem irónica e subjectiva.

Na segunda metade dos anos 50, por encomenda do realizador cinematográfico, Federico Fellini realiza um trabalho fotográfico sobre a cidade de Roma (Rome, 1958), a que se seguem, sobre a mesma temática, os trabalhos sobre Moscou e Tóquio (Moscou et Tokyo, 1961).
As imagens de Klein caracterizam-se pelo apurado uso das distâncias focais das objectivas fotográficas em relação ao tema, pela iluminação pouco convencional e por motivos desfocados pelo movimento que possuem. No culminar da sua carreira dedica-se à produção e realização cinematográfica.
Fonte: Wikipedia
















Helmut Newton (1920-2004), nascido Helmut Neustädter, foi um fotógrafo de moda alemão, naturalizado australiano, famoso por seus estudos de nus femininos.
Fugiu da Alemanha em 1938 para escapar à perseguição nazi e estabeleceu-se em Melbourne, Australia.
Em 1946 instalou um estúdio fotográfico no qual trabalhou principalmente com moda, nos afluentes anos pós-guerra. Pouco tempo depois tornou-se cidadão australiano.

Nos anos seguintes viveu em Londres e Paris, e trabalhou para a Vogue francesa.
Criou um estilo muito particular de fotografia, marcado pelo erotismo, frequentemente com alusões sado-masoquistas e fetichistas. A sua notoriedade aumentou nos anos 1980 com a série "Big Nudes".
















Fotomontagens
É a arte de manipular, alterar ou misturar várias imagens, sendo que o resultado final pode ser uma imagem abstracta, surrealista ou realista.


david_hockney


david_hockney


david_hockney


david_hockney


david_hockney