domingo, 16 de dezembro de 2007

Resoluções de imagens

O que é a resolução de uma imagem?

A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir.

Para um monitor ou impressora, a resolução descreve o número de pixels (ou pontos) que podem ser mostrados. Para dispositivos de captura de imagem, como câmaras digitais ou scanners, a resolução refere-se ao número de pixels que podem ser capturados.

A resolução pode ser medida em DPI (“dots per inch” ou "pontos por polegada") ou pelo número total de 'pixels' verticais e horizontais existentes na imagem (3000x2000 ou 1712x1368, por exemplo).


De uma forma geral, quanto maior é a resolução de uma imagem digital, melhor é a sua qualidade, sendo também maior a dimensão do ficheiro.

O que é um Pixel?

O pixel é a abreviatura para 'picture element' (elemento de uma imagem). É o mais pequeno elemento de uma imagem digital e contém informação acerca da luminosidade e cor. Quanto mais pixels uma imagem tiver melhor é a sua resolução e qualidade.

O que significa DPI?

DPI é a abreviatura para 'dots per inch' (pontos por polegada). É usada como unidade de medida na impressão para descrever a resolução geométrica de uma imagem. Quanto mais elevado é o DPI melhor é a resolução da imagem e a sua qualidade.

Até que tamanho posso ampliar uma imagem digital?

Tal como os negativos e diapositivos tradicionais, uma imagem digital pode ser ampliada indefinidamente. No entanto, a qualidade decresce proporcionalmente ao aumento do tamanho. Com a ampliação, começam a notar-se os pixels que compõem a imagem.
Qualquer imagem digital é feita de muitos pixels individuais. A sua organização em linhas e colunas cria a imagem que vemos. Ao aumentar uma imagem, aumenta automaticamente o tamanho de cada 'pixel'. Quando a imagem atinge determinada dimensão, o olho humano deixa de ver o somatório de todos os pixels como uma unidade, começando a ver cada pixel individualmente.

Se quer imprimir as suas imagens digitais em grandes formatos, assegure-se de que a câmara digital que comprar tem possibilidade de imprimir em alta resolução, assim como tecnologia óptica de primeira qualidade.



Quais os formatos de impressão possíveis a partir de uma imagem digital?

O formato em que pode imprimir as suas fotos está dependente da resolução com que as mesmas são tiradas. Fotografias com baixas resoluções não podem ser impressas em formatos maiores, porque quando a imagem é ampliada, começam a notar-se os espaços existentes entre os ‘pixels’ (o dpi torna-se inferior ao mínimo necessário para garantir qualidade de impressão).

Tabela com os formatos de impressão máximos, em função das resoluções:

Resolução da imagem (em pixels)
Formato de impressão máximo recomendado (em cm):

Inferior a 480 x 600
Recomendadas apenas fotos tipo passe (8 numa folha 10x15)

480 x 600
Resolução mínima recomendada para o formato 8x10

428 x 640
Resolução mínima para o formato 10x15 (mínimo absoluto)

684 x 1024
Resolução mínima recomendada para o formato 10x15

640 x 854
Resolução mínima para o formato 15x20 (mínimo absoluto)

960x1280
Resolução mínima recomendada para o formato 15x20

1000 x 1500
Resolução mínima recomendada para o formato 20x30

1200 x 1600
Resolução mínima recomendada para o formato 25x38



Qual a resolução que devo usar para fotografar com uma máquina digital?

Se tem uma câmara digital é aconselhável que fotografe usando as opções de resolução mais alta, pois assim poderá imprimir em formatos maiores.

Evite usar opções com compressão de imagem e interpolação:

- a compressão de imagem reduz não só o tamanho do ficheiro, mas também a qualidade da imagem;

- a interpolação analisa os ‘pixels’ existentes e a cor da área circundante, adicionando depois novos ‘pixels’ (que não foram captados pela câmara) aos originais da imagem;

No entanto não deve usar resoluções muito superiores às que necessita para os formatos que deseja imprimir, uma vez que os ficheiros ficarão muito grandes, tornando-se mais difícil a sua manipulação e o seu envio electrónico.

- Se fotografar com uma câmara digital, recomendamos que fotografe, no mínimo, com uma resolução de 1200x1600 pixels. Se a sua câmara não permite esta resolução, trabalhe com a máxima resolução permitida pela câmara;

- Se digitalizar a sua imagem, seleccione uma digitalização com 300 dpi, de preferência (no mínimo utilize 150 dpi);

- Uma resolução bastante comum para impressão de arquivos em offset, e suficiente para 95% dos trabalhos de alta qualidade, é 254 dpi. Para saber que tamanho em centímetros imprimirá um arquivo nesta resolução, basta dividir o número de pixel por 100. Por exemplo, nessa resolução uma imagem de 1800 x 1200 pixels imprime um arquivo de 18 por 12 cm.

Agora, veja as dimensões em pixels de imagens obtidas com algumas câmaras e backs digitais, sem interpolação.

Phase One PowerPhase – 5000 X 7200 = 36 Mpixels
Phase One H 20 – 4080 x 4080 = 16 Mpixels
Kodak DCS 760 – 3032 x 2008 = 6 Mpixels
Leica Digilux Zoom – 1280 x 1024 = 1,3 Mpixels
Minolta Dimage 7i – 2560 x 1920 = 5 Mpixels
Nikon D1 – 2000 x 1312 = 2,6 Mpixels
Olympus D-490z – 1600 x 1200 = 1,9 Mpixels

Para cada sistema de impressão existe uma resolução ideal. Resoluções acima dela resultarão arquivos maiores sem ganhos de qualidade, menores resultarão em perda de definição de detalhes e pixelização.

A tabela seguinte apresenta resoluções comuns para cada sistema de impressão.

Impressoras jacto de tinta 300 dpi - 72 dpi
Impressoras jacto de tinta 600 dpi - 200 dpi
Impressão offset 60 l/cm - 254 dpi
Impressão offset 54 l/cm - 232 dpi
Impressão offset 40 l/cm - 175 dpi



Exibição de imagens em ecrã

A resolução de uma imagem está directamente relacionada ao tamanho das suas dimensões (altura e largura, em pixels) e à densidade de pixels na sua área.

Dimensões (em pixels):
Número de pixels que compõem a imagem, que estão relacionados à sua altura, largura e à quantidade de megapixels (cada megapixel é composto de 1 milhão de pixels). Ou seja, a dimensão em pixels equivale a altura x largura/ 1,000,000

Resolução espacial:
É definida pelo número de pixels por polegada quadrada (ppi - pixels per inch).

- A resolução média para a visualização de imagens no monitor vai de 72 dpi (mínimo) a 100 dpi (máximo). Quase todos os computadores utilizam resoluções para ecrã de 72-96 ppi (pixels per inch);

O uso de imagens com resoluções acima destes valores não acarreta aumento de qualidade para o usuário e deve ser evitado porque aumenta o tempo de carregamento da página;

- Resoluções menores que 72 dpi afectam a qualidade de visualização da imagem;

- Digitalizar sempre as imagens em resoluções maiores que 72 dpi (até 300 dpi), para depois da edição gravar em resolução para web;

1 comentário:

João Maria da Costa Cabral disse...

Obrigado pelas dicas. Vou já pôr tudo em prática